“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua própria produção ou a sua construção.” Paulo Freire
Sobre mim
A minha formação académica e a minha experiência profissional possibilitaram-me desenvolver competências curriculares, pedagógico-didáticas, investigativas e reflexivas. Considero que estas diversas situações têm sido essenciais para me tornar uma profissional de educação responsável e comprometida que pretende construir práticas pedagógicas, tendo em conta as necessidades das crianças, de forma a responder às suas capacidades, interesses e exigências. Reconheço que possuo um papel fulcral na construção dos seus conhecimentos, devendo proporcionar-lhes aprendizagens significativas tendo em vista o seu desenvolvimento integral.
Tenho consciência da importância de lhes proporcionar um ambiente educativo com atividades de exploração, de trabalho e de brincadeira com pessoas e materiais diversos, no qual as interações sejam positivas. De igual modo, considero que a colaboração dos pais e dos familiaresno processo educativo e a partilha dos seus conhecimentos é fundamental para o enriquecimento das situações de aprendizagem e, consequentemente, para o desenvolvimento da criança.
A minha participação no Grupo Apocalipse (grupo de jovens e coral) e enquanto voluntária em vários projetos, como por exemplo, no Projeto Rabo de Peixe Sabe Sonhar, no acompanhamento e apoio ao estudo de crianças problemáticas do Colégio S. Caetano e no Núcleo de Estudantes de Educação Básica da Universidade do Minho permitiu-me adquirir e desenvolver diversas competências a nível pessoal, social e profissional, nomeadamente o sentido de responsabilidade, a capacidade de comunicação, de planeamento, organização e avaliação, de gestão de projetos, recursos humanos e materiais, e o trabalho em equipa. Considero que estas são fundamentais no desempenho das minhas funções como profissional de educação.